No séc. XVII, o ser humano vive em confilto, atormentado por dúvidas existenciais, dividido entre uma postura racional e humanista e uma existencia assombrada pela culpa religiosa. Conheça agora como o Barroco representou esse tempo de instabilidade e incerteza.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Vieira, o Engenhoso Pregador Português

No séc. XVII, em meio às disputas entre católicos e prostestantes, o sermão, discurso religioso sobre alguma verdade da doutrina cristã, tornou-se uma importante arma para divulgar os valores da igreja romana.
Os sermões escritos pelo Pe. Antônio Vieira ficaram famosos pela argumentação engenhosa e pela retórica perfeita. Dos mais conhecidos destacam-se dois, em que o pregador trata de aspectos da vida na colônia:

  • Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda (pregado na Bahia, em 1640): Vieira convoca o povo baiano a reagir contra a invasão holandesa, defendendo-se da ameaça protestante.
  • Sermão da primeira dominga da Quaresma (pregado no Maranhão, em 1653): Vieira tenta convencer os colonos a libertarem os indígenas que escravizavam.


O QUE ENTENDI POR ENGENHOSIDADE: Antônio Vieira era considerado engenhoso pela grande habilidade que possuía ao usar as palavras e construir os seus Sermões.

Um comentário: